quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ração humana???



A ração humana emagrece mesmo? É lento o emagrecimento? Posso comer de tudo no almoço? Posso trocar pelo jantar?


Essas e outras perguntas viraram rotinas nos consultórios, academias entre tantos outros lugares. A ração humana consiste numa mistura de cereais integrais (trigo, aveia em flocos) e sementes (linhaça, gergelim) que promete fazer com que se perca até 8 quilos em um mês, além de ajudar a controlar o colesterol, regular o intestino, eliminar toxinas do organismo e, de quebra, diz que tem ação antioxidante.


A chamada ração pode ser encontrada em casas de produtos naturais onde encontramos diversas marcas que não são padronizadas portanto é preciso cuidado na hora da compra.



Quais nutrientes encontro na ração humana?


A Ração humana é rica em vitaminas do complexo B, fibras e minerais, vai atuar ajudado a controlar o colesterol, diabetes e auxiliando ao melhor funcionamento do intestino.



A ração humana emagrece?


As fibras contidas na ração ajudam a dar uma maior sensação de saciedade, fazendo com que a fome demore mais tempo a aparecer além de diminuir a absorção de gordura, porém a ração não faz emagrecer. Para perder peso é necessário combinar diversos fatores, como consciência nutricional e prática de exercícios físicos. Nenhum alimento por si só tem a capacidade de levar ao emagrecimento. Vale lembrar que a ração é rico em óleos vegetais, que são altamente calóricos, por isso seu uso deve ser limitado.



Como consumir a ração?


Trata-se de um complemento alimentar e não de um alimento portanto jamais deve ser utilizado para substituir uma refeição. A ração pode substituir o café da manhã combinado com um iogurte, leite, suco ou fruta, sendo o substituto do carboidrato oferecendo energia. Também pode ser inserida como lanche da tarde. No almoço e no jantar deve ser utilizado no máximo para temperar saladas.



Qual cuidado deve ter ao consumir a ração?


Os farelos de trigo e arroz podem ser considerados boas fontes de fibras alimentares, com grande capacidade de absorção de água, além de representar uma fonte importante de vitaminas E e do complexo B, mas um aumento de ingestão de fibras por pessoas que ingerem quantidades insuficientes de proteína pode reduzir o balanço de nitrogênio, prejudicando ainda mais o estado nutricional;


No farelo de trigo e de arroz, o ácido fítico está presente em grande concentração constituindo um fator anti-nutricional que interfere na biodisponibilidade de minerais, tais como zinco, cálcio magnésio, e provavelmente ferro.


Quem tem alergia à linhaça ou síndrome do intestino irritado pode sofrer com os efeitos colaterais, como a dor de cabeça e o aumento das idas ao banheiro.


É preciso beber muita água para evitar o fecalomas, ou endurecimento das fezes.


A dose diária não deve ultrapassar 2 colheres de sopa.



Que cuidados devo ter ao comprar a ração?


A melhor maneira de se adquirira a ração é comprar os ingredientes e preparar em casa pois durante o armazenamento as rações processadas podem perder suas propriedades. Além disso a ração humana não é padronizada fazendo com que ocorra uma grande diferença na composição nutricional desses produtos.



Como preparar?


50g de linhaça


250g de gérmen de trigo


500g de leite de soja sem açúcar


500g de farelo de trigo


250g de flocos de aveia


100g de semente de gergelim com casca


100g de açúcar mascavo OU 50 g de cacau em pó


50g de levedura de cerveja


50g de guaraná em pó


100g de quinua



Como devo armazenar ?


Na geladeira em pote vedado e escuro evitando a oxidação do óleo da linhaça e do gérmen de trigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário