quarta-feira, 2 de junho de 2010

Obesidade e Sobrepeso (Parte I)

  • A obesidade é uma condição anormal na qual o acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo dificulta a saúde do tecido.
  • Sobrepeso e obesidade são geralmente medidos pelo índice de massa corporal, embora a circunferência da cintura também é um guia útil.
  • A prevalência de obesidade em adultos e crianças tem vindo a aumentar nas últimas décadas.
  • O sobrepeso e a obesidade estão associados com um risco aumentado de desenvolver alguns tipos de câncer, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
  • Uma combinação de atividade física mais adequada e uma dieta rica em nutrientes, mas controlada em calorias é recomendado para adultos obesos ou com sobrepeso que desejam perder peso.

A obesidade é uma condição anormal na qual o acúmulo excessivo de gordura no tecido adiposo dificulta a saúde do tecido. Na maioria dos casos, é o resultado do consumo de energia superior ao gasto de energia durante um período de anos. Ele é definido em adultos como índice de massa corporal (IMC) acima de 30.

Cerca de 16% das crianças de 2 a 15 anos eram obesas e um adicional de 14% estavam

A obesidade não é mais uma doença que afeta apenas os países desenvolvidos. É agora um problema de saúde pública mundial, afetando todos os grupos etários e sócio-econômicos. Em 1995, estimava-se que no mundo havia 200 milhões de adultos obesos e 18 milhões de crianças menores de cinco anos com sobrepeso. Em 2000, a Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 1,2 bilhões de pessoas no mundo estavam com sobrepeso, dos quais pelo menos 300 milhões de adultos foram estimados para serem obesos: cerca de 130 milhões nos países desenvolvidos e 170 milhões em outros países. Em geral o aumento da prevalência da obesidade tem sido mais dramático entre os mais ricos do que nas populações que vivem em países menos desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário